...espaço de discussão, de formação, de cultura, de curiosidades, de interacção. Poderemos estar mais próximos. Deus seja a nossa Esperança e a nossa Alegria...
29
Nov 12
publicado por mpgpadre, às 15:29link do post | comentar |  O que é?

(protagonistas do filme)

 

(10 anos depois :: protagonistas da série de televisão)

 

       Mais uma leitura envolvente, do início ao fim. Esta obra - "A Firma" - foi adaptado em filme e mais recentemente deu origem a uma série acalamada pela crítica. Ainda assim, e para aqueles que tenham tido a oportunidade de ver o filme e acompanhar a série, este romance merece ser lido, pois vai muito além dos argumentos. Quer o filme quer a série de televisão têm um guião extraordinário. O filme mais próximo do livro, a série avançando no tempo, com uma imagem mais atual, é de suster a respiração. Os acontecimentos multiplicam-se com rapidez.

       Para quem não tem tanto tempo ou não gosta de ler recomendaríamos a série e o filme com o mesmo título. Para quem gosta de ler, tenha mais tempo, ou menos disponibilidade, vale a pena deter-se nas páginas deste thriller emocionante, no enredo, nas descrições, no móbil da história, na multiplicidade de tramas que se cruzam ao longo da história.

       Um jovem advogado, ambicioso, é recrutado por uma FIRMA de advogados. Passa a ganhar imenso, uma fortuna. Trabalha as estopias, mas é recompensado com um elevadíssimo ordenado, condições favoráveis para aquisição da casa, um carro topo-de-gama, dinheiro qb, férias em cenários paradisíacos. À medida quese entranha na firma, melhores serão as condições. Têm uma secretária, poderá ter mais a trabalhar para ele. Muitos processos ligados aos impostos, e à fuga aos impostos. Grandes empresas.

       A Firma controla a vida dos advogados que entram. Nenhum poderá abandonar a firma, pelo menos com vida. Há muitos segredos. O brilhante advogado - Mitchell McDeere - é seguido. Há microfones no gabinete, em casa, no carro. Querem que os advogados tenham uma família estável, e que tenham filhos, para ficarem ainda mais presos.

       Entretanto, poucos dias depois de aceitar a proposta de emprego, dois advogados da firma, quase a tornarem-se sócios são misteriosamente mortos, enquanto se encontram em férias nas ilhas Caimão. Um agente do FBI aproxima-se de McDeere e lança as suspeitas sobre as mortes, sobre os negócios, sobre a ligação da Firma à família mafiosa dos Moroltos. Vai ter que decidir, manter-se na Firma posteriormente ser indiciado por associação criminosa, lavagem de dinheiro, e outros crimes, ou entregar documentos que possibilitem uma mandato de busca nas instalações da firma, e revelações para prender os implicados, sócios, advogados, família Morolto. Enquanto decide, começa a recolha de documentos. Será que vale a pena entregar a Firma, e os implicados, para viver uma vida em fuga, às escondidas, correndo o risco de a qualquer momento ser descoberto? E se alguém o reconhece, e à mulher, e ao irmão, que entretanto é solto como condição para colaborar com o FBI?

       E mais não adiantamos. Para quem gosta de ler e tem possibilidade, será uma leitura emocionante do princípio ao fim. Bem escrito. Bem entrelaçado, provocando vontade de avançar rapidamente para saber o(s) desfecho(s)...

 

 JOHN CRISHAM, A Firma. Bertrand Editora. Lisboa 2012


mais sobre mim
Relógio
Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

14
16

20
22
23

27
30


Visitantes
comentários recentes
O mundo atual precisa do testemunho cristão. Livro...
Saudações fraternas. Claro que sim. Ao longo da Su...
Caríssimo, no texto que comento, anuncia a experiê...
Sofres do síndrome de última bolacha do pacote
Quero agradecer por essa linda história e texto po...
Gostei da trilogia.http://numadeletra.com/1q84-liv...
Olá!Caí neste comentário acerca deste último livro...
http://numadeletra.com/41791.html
também gostaria de o conhecer pessoalmente acho in...
Bom dia. Alguns elementos para o ofertório estão v...
Bom dia. Sou catequista na minha paróquia e estamo...
Mais uma vez, muitos parabéns por nos dar este bel...
Eu já sabia que não devemos menosprezar nunca o po...
Bom dia. Eu é que agradeço, pela presença, pelo in...
Bom dia Padre Manuel! É sempre com muito agrado qu...
arquivos
Pinheiros - Semana Santa
- 29 março / 1 de abril de 2013 -
Tabuaço - Semana Santa
- 24 a 31 de abril de 2013 -
Estrada de Jericó
pesquisar neste blog
 
Velho - Mafalda Veiga
Festa de Santa Eufémia
Pinheiros, 16/17 de setembro de 2012
Primeira Comunhão 2013
Tabuaço, 2 de junho
Papa Bento XVI
Profissão de Fé 2013
Tabuaço, 19 de maio
blogs SAPO